CUME.ORG

Sobre o CUME

O Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (CUME) é uma associação sem fins lucrativos que reúne pessoas interessadas na prática de atividades ao ar livre e tem como objetivo a promoção de atividades associativas, esportivas e culturais em ambientes naturais. O grupo é formado por membros da comunidade de São Carlos e região incluindo alunos, professores e servidores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) e outros profissionais não acadêmicos.

Desde 1991, com a instalação de agarras de escalada na parede da caixa d’água (CdA) e dos reservatórios de abastecimento localizados na área norte do campus da UFSCar, o CUME utiliza esse espaço para treinos de escalada, além de ser o principal local de reunião e desenvolvimento de atividades do grupo. Semanalmente acontecem monitorias de escalada gratuitas abertas à comunidade com o objetivo de difundir o esporte para novos praticantes, além de criar um ambiente de treinos para escalada para os mais experientes. Na CdA é possível a práticar escalada nas modalidades de escalada em top-rope, Boulder e escalada guiada, sendo essa ultima permitida apenas para membros do CUME.

Desde o estabelecimento desse espaço, o CUME desempenha papel fundamental na sua manutenção, por meio da colocação de agarras, inspeção e reposição de proteções fixas e ancoragens desgastadas, disponibilização de material de escalada adequado e até mesmo a remoção de pixações.

Imagem aérea da Caixa d’Água e reservatórios de abastecimento localizados na área norte do campus da Universidade Federal de São Carlos.

Em 2016 o CUME completou 25 anos de existência, tendo se tornado nesse período um centro de referência em escalada no interior do estado de São Paulo. O CUME contribui ativamente na formação de escaladores e demais praticantes de atividades ao ar livre em São Carlos e região por meio da transmissão de técnicas de segurança em ambiente vertical e práticas de mínimo impacto ambiental. Além disso, o grupo promove a preservação e manutenção de trilhas de acesso e vias de escalada em rocha na região, assim como atua na descoberta e desenvolvimento de novos locais de escalada.